Os grandes clubes do Brasil passaram a ter uma lucratividade ainda maior em segmentos que só eram explorados por clubes europeus. A exemplo do Flamengo e Corinthians que assinaram um acordo com a Editora Abril para o lançamento de álbuns de figurinhas e demais produtos dos clubes. A Editora Brasileira foi vencedora em uma concorrência com a Editora Italiana Panini. Além disso, o Flamengo também fechou contrato com a Warner Bros para licenciamento de seus produtos oficiais.
O Botafogo também não ficou para trás, anunciou que uma das cotas de patrocínio do Estádio Olímpico João Havelange foi vendida para a Brahma, A cervejaria poderá fazer ativações no estádio antes, durante e depois das partidas. Entre placas de publicidade fixas e exclusividade de vendas, a Brahma terá inúmeras vantagens.
Longe do Brasil temos o exemplo o Manchester United da Inglaterra, que somente na temporada 2005/2006 lucrou 75 milhões, somente com publicidade ampliando seu estádio e assinou um contrato de 85 milhões de euro com a seguradora americana AIG
Esses resultados é fruto de um intenso trabalho de marketing nos clubes, que serve como pauta para a gestão esportiva da maioria deles.
O Marketing é uma grande aposta não só de equipes, mas também de empresas, que utilizam dessa paixão mundial para arrecadar lucros.
Com a proximação da Copa do Mundo de 2014, a publicidade brasileira também só respira futebol. Nos intervalos comerciais, muitas são as campanhas que fazem alusão aos jogos, ao Mundial e à seleção brasileira, - O esporte mobiliza o país. Por isso, há uma alocação de recursos para esse período. Os meninos da seleção faturam alto, fazendo campanhas publicitarias com o tema futebol para marcas famosas.
Postado por Anny vinhote
Galera adorei o blog e a forma como falam sobre o assunto!
ResponderExcluirParabéns :)
Beijos