sábado, 24 de setembro de 2011

FUTEBOL DE SALÃO...

O futebol de salão tem mais de uma versão sobre sua criação, e assim como muitas outras modalidades, há divergências quanto a sua invenção. Segundo alguns estudiosos o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por um grupo de pessoas da Associação Cristã de Moços, na capital Paulista, por não haver espaço adequado para jogar, a solução encontrada para a pratica do esporte foi nas quadras de basquete ao ar livre, essas partidas não profissionais foram batizadas de peladas.
No início, o futebol de salão era jogado da seguinte forma: com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, com o tempo foi definido o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de um tipo de um material que dava muito problema, pelo fato de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fator o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”.
Há outra versão é a que tem mais credibilidade real, que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, por Juan Carlos Ceriani, professor da época, que deu o nome de “Indoor- foot-ball” para o novíssimo Esporte.
Essa é o começo do Futebol de salão segundo a história, com o passar dos anos ouvem uma grande evolução do esporte com muitos acertos erros, até que na década de 50 mais precisamente em 1957
em Minas Gerais, houve uma tentativa de fundar-se a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, a ata foi encaminhada ao Conselho Nacional de Desportos, mas o CND não acatou tal ata que foi registrada dia 30 de setembro de 1957 com o nº 2.551. Esta situação como conselho subordinado a CBD perdurou até 1979, com a realização da Assembleia Geral que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
Em 1982, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, Méico, Holanda e Japão. O Brasvenceu a final do Paraguai por 1 a 0 com gol de Jackson, uma grande vitória para o futebol de salão.

O primeiro mundial foi um marco, a partir de então o futebol de salão começou a despertar o interesse da FIFA, que começou a criar muitas dificuldades para todas as competições patrocinadas pela Fifusa, e ameaçava nos jornais da época em redigir novas regras para o “futebol de cinco” e noticiava que iria patrocinar um mundial.
Em1985 o Brasil venceu o 2º Campeonato Mundial de Futebol de Salão realizado pela Fifusa, na Espanha, Em janeiro de 1989 , Álvaro Melo Filho autorizou a equipe do Bradesco a representar o Brasil, na Holanda, na 1º
Em 02 de maio de 1990 o Brasil oficialmente desligou-se da Fifusa em carta do presidente da CBFS Aécio de Borba Vasconcelos, desde então, passou a adotar as novas regras de jogo emanadas da FIFA, tendo sempre como objetivos principais espraiar e desenvolver o Futsal no mundo e levar a modalidade a integrar o programa dos Jogos Olímpicos.
A partir de 1992 as Copas do Mundo de Futsal da FIFA passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, seguindo o mesmo modelo adotado para o futebol. O domínio brasileiro na modalidade é latente. Os brasileiros, além do título conquistado em 1989, na Holanda, venceram também as edições de 1992 (Hong Kong - China), 1996(Espanha) e2008 (Brasil). Enquanto os espanhóis, maiores adversários brasileiros, levantaram a taça em 2000 (Guatemala) e 2004.
Feminino O futsal feminina ganha espaço cada vez maior no Brasil e no mundo. Em terras brasileiras a modalidade entre as mulheres, além de ter campeonatos semelhantes ao masculino na Taça Brasil e no Campeonato Brasileiro de Seleções, desde 2005 é realizada, todos os anos, a Liga Futsal Feminina.
 A cada temporada o que se vê é o crescimento do número de participantes nos campeonatos, o que eleva a qualidade técnica e o interesse do torcedor. Aos poucos está havendo crescimento do investimento no futsal feminino. O desenvolvimento da categoria entre as mulheres é uma aposta em todo mundo, tanto que a Seleção Brasileira de Futsal feminina já é destaque internacional. A equipe brasileira é bicampeã sul-americana, nas edições realizadas aqui no Brasil, em 2005, e no Equador, em 2007.
As jogadoras, assim como os homens, também ganharam o mundo, nos campeonatos dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia.
fonte internet
Anny Vinhote

Nenhum comentário:

Postar um comentário